terça-feira, 5 de julho de 2011

Cuidar



Uma coisa que tomou meu final de semana foi a palavra cuidar.



Já falei aqui da minha avó, que está bem velhinha e doente, mas acho que não são somente os mais frágeis que precisam de cuidados, mas a todos que amamos.



De alguma forma sempre cuido de quem eu gosto. Como? Com um telefonema, com um email, cozinhando, ouvindo, com abraços, com piadas, com bilhetinhos, com qualquer gesto que agrade a pessoa... sinto muito prazer em cuidar dos meus amigos e família, me sinto útil, me sinto bem.



Sempre fui daquelas que gosta muito de dar presentes, de agradar, de fazer surpresas...



No final de semana eu cuidei um pouco da minha avó, não dando só remédio, mas conversando, dando atenção, dando carinho. Cuidei também da minha mãe ao cozinhar para ela, lavar a louça e deixando-a ter uma noite de sono tranquila porque eu estava lá caso a minha avó precisasse.



Esse foi nos tempos de hoje um final de semana isolado, porque agora eu estou aprendendo a cuidar de mim, das minhas coisas, do meu ego.



Há até um tempinho atrás eu cuidava de todo mundo, da casa onde eu cresci. fazia comida, lavava, passava cozinhava e me deixava muitas vezes de lado, não só a mim, como minha profissão e a minha vida.



Para ser uma pessoa cuidadora tem de ser muito desprendido, dedicado, mas temos que ter uma vida, momentos próprios, senão acabamos dando uma piradinha.



Vejo isso em mim, que pirei por ter responsabilidades antes da hora, vejo em amigas que tem seus bebês e acabam ficando muito em casa dedicando-se só a esse pessoinha, muito amada, mas que da trabalho e estressa. Também enxergo em relacionamentos, vejo nos workaholiks. Sempre que se cuida mais de alguém ou de algo do que de si mesmo perdemos o equilibrio, andamos na corda bamba pendendo para um lado só.



Pesquisando, vi que a palavra cuidado, vem do latim cogitare, "pensar", "conceber", "preparar". Essa palavra no latim antigo decompõe-se em co+agitare. Agitare era a insistência do "agere" (agir). Das tarefas mais físicas do agir chegou-se ao agir do espírito. A expressão "agitare mente" significava mover o espírito, caminhar no pensamento, direcionar idéias, andando com elas. (Fonte: http://palavraseorigens.blogspot.com/search/label/cuidar).



Eu de minha parte estou movendo o meu pensamento para aprender a cuidar de mim mesma, ampliar meus horizontes para ter equilibrio no cuidar de mim e dos que estão ao meu redor, seja com um simples ou um grande gesto, tudo na medida, sem faltar nada para ninguém: o meu e o dos outros.



Mas vejo muitos amigos ou pessoas que passaram por mim que sempre cuidaram só de si mesmos, nunca precisaram cuidar de uma casa, de um pet ou de outro ser humano. Falo de amigos recém casados, amigos que tiveram filhos, pessoas que não sabem lidar com a dureza do tempo.



Mas, de qualquer forma, assim como eu tenho a missão de cuidar só de mim (não é facil, pode ter certeza, ainda mais com meu gênio e teimosia, aguentar a mim mesma e meus próprios pensamentos me deixa irritada muitas vezes), meus queridos amigos, sei que por amor estão dando conta muito bem de cuidar de alguém a mais além de si mesmos, afinal, só o amor de verdade é capaz de nos modificar de tal maneira.



Eu, atualmente, me amo muito e espero me amar cada vez mais.



2 comentários:

  1. Excelente texto.
    Estamos vivendo um momento social onde precisamos recuperar a capacidade de cuidar de nós e dos outros, restabelecer nossa humanidade, valorizar o cuidado. O cuidar é uma das necessidades básicas do ser humano e sem ele com conseguimos viver com dignidade e alegria.

    ResponderExcluir
  2. Show... cuidar é uma ato de amor... que cuidemos de nós mesmos e de tudo que precisa ser cuidado a nossa volta...

    ResponderExcluir