quarta-feira, 23 de maio de 2018

O que você fez pelos seus sonhos hoje?

Há uns momentos das nossas vidas em que as coisas ficam fora de controle, por inúmeras razões, sejam provocados por nós mesmos ou por razões externas. Há momentos em que a gente tem que parar tudo o que estávamos fazendo, repensar tudo, refazer os planos para seguir em frente de outra maneira, ou simplesmente ir no automático para que a gente sobreviva e nisso pegamos os velhos sonhos, aqueles que carregamos conosco há muito tempo, tiramos da bolsa com a qual vivemos e saímos todos os dias para as batalhas diárias, para colocá-los em uma prateleira, fechadinhos e guardando poeira. Às vezes isso é bom, afinal é bom tomarmos distância de idéias de vez em quando para que nós, e as idéias, possamos amadurecer. Mas o problema é quando somos sugados pelo nosso dia a dia e simplesmente esquecemos dos sonhos ali fechadinhos à vácuo e, às vezes, o prazo de alguns sonhos pode sim expirar, podemos não ter mais tempo, seja ele fisiológico, cronológico ou até você mudou e o sonho não cabe mais na sua vida.
Sabe, em uma crise de vida a gente, e as pessoas que nos cercam, costumam desestimular a busca de sonhos, falam para que a gente só foque no prático, no hoje. Uma vez me lembro da minha avó já bem velhinha preenchendo cartelas da Mega Sena, e uma tia minha falando: mas pra que? Quem vocês acham que estava errado, a que sonhava ou a que desacreditava dos sonhos? Porque os sonhos nos fazem caminhar, dia a dia, senão viramos máquinas.
Será que a gente tem que ser tão prático assim? Será que a gente não pode tentar dar um passinho, mesmo que mais curto, na busca de um sonho durante um momento de crise? Será que esse passinho não pode ser um propulsor a mais para que esse momento de crise não se prolongue e até acabe mais rápido?
Mesmo que o seu sonho não possa ser realizado hoje será que há pitadas de realidade nele? Será que o seu sonho é factível, ainda que a longo prazo? Ainda que se mude as estratégias? Afinal, sonhar acordado em morar em vênus é muito diferente de sonhar acordado que mora na Espanha, por exemplo.
Sabendo-se que seu sonho é possível, cabe a você pensar em pequenas tarefas, pequenas pílulas diárias para alcançar seu sonho. Usando o exemplo de se morar na Espanha, você pode pesquisar sobre as cidades em que gostaria de morar hoje, amanhã sobre custo de vida, depois de amanhã, pensar se seu passaporte está em dia, se são necessários documentos, e assim por diante.
Se o seu sonho for comprar um bem mais valioso, como uma casa ou um carro, antes de se fechar a compra é preciso saber quanto custa, qual o modelo / planta, dentre outras coisas e cada dia colher mais e mais informações, juntar o que se pode te faz sim chegar lá, no tempo certo.
Se o seu sonho for um relacionamento, por que não se conhecer melhor, para assim saber exatamente qual o tipo de pessoa que você busca? Afinal se relacionar com pessoas com metas e visões de vida diferentes, além de personalidade e gosto musical muito distinto não costuma dar muito certo, mas antes de tudo é preciso se conhecer e para isso é preciso um processo de busca, precisa-se querer.
O que a gente não pode é deixar de sonhar e só viver no automático, senão a rotina engole a gente, a rotina destrói sonhos se a gente deixar e, mesmo que hoje não possamos realizar tudo o que queremos, um pouco de auto realização, um pouco de agrado, um pouco de acalento da gente para com a gente mesmo é muito importante, para semear mais sonhos (porque a gente não precisa ter um único sonho), para que a gente conquiste cada dia um pouquinho para um dia nem tão distante possa chegar lá, mas pra isso é preciso se mexer, dentro do possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário