domingo, 30 de abril de 2017

Sobre dar um tempo

Quando a gente fala em dar um tempo a primeira coisa que se pensa é em relacionamento né? Provavelmente é o que você que está aí lendo pensou, é o que o Google pensa quando se digita "dar um tempo" ali no campinho de busca, é o que as músicas dizem...

Mas não é sobre relacionamentos que estou pensando, pelo menos não nos amorosos. Tem uns momentos na vida em que a gente precisa dar um tempo em determinadas coisas, em determinadas pessoas, em determinadas situações. Mas por que? Porque cansa, porque é preciso, porque muitas vezes precisamos retomar o fôlego.

É muito difícil a gente fazer como nos filmes, viajar, ser feliz por um tempo escapando da realidade para depois retomar a vida normal. Mas a gente precisa de umas pausas de algumas situações e, também muito importante, a gente precisa entender que as pessoas precisam dessa pausa. Todo mundo precisa de um espaço.

Lá na época da faculdade, no meu primeiro ano, me lembro da minha professora dizendo que os trabalhos precisam de um tempinho na gaveta, descansando pra que a gente pudesse voltar a eles com tempo para rever os erros. É claro que quase sempre a gente entregava os trabalhos na última hora, mas sempre me lembro disso, por que é preciso desbitolar das situações.

Muitas vezes precisamos ficar no nosso cantinho não só para nos recuperar de situações, mas porque não queremos falar sobre o assunto que nos incomoda. E isso não necessariamente tem a ver com quem falamos, mas só de ter de falar sobre é difícil.

Quando eu era mais nova eu achava que se ficasse um final de semana sem sair é porque tinha algo estranho. Hoje eu entendo que temos fases. Temos a fase de sair todo final de semana e temos a fase de ficar em casa comendo e vendo Netflix. Temos também a fase de ter sempre a lista de contatinhos ativa. E temos a fase de nem querer olhar pro Whatsapp. E não há nada de errado com nenhuma das opções! Simplesmente porque temos que respeitar o nosso próprio tempo.

O que a gente não pode é alimentar a nossa própria ansiedade com o excesso de curiosidade com o que está acontecendo com o tempo do outro. O que a gente pode é demonstrar que apóia e que estará lá assim que o outro voltar, seja esse outro um amigo, um parente, um contatinho, um amor... porque quando se volta de um tempo de qualquer coisa o ideal é que o que é de verdade fique pra sempre,

Eu mesma já usei o "dar um tempo", inconscientemente, para fugir de conflitos. Muitas vezes fico chateada e, ao invés de conversar, eu dou um tempo. Frequentemente fui mau interpretada, simplesmente porque as outras pessoas não são obrigadas a saber o que estou pensando. Estou em processo de aprendizado sobre o meu uso do dar um tempo, talvez as minhas doses não tenham sido tão homeopáticas quanto pensei, mas sabe, cada um tem seu jeito, o que importa é a gente estar sempre em busca da dose correta.

Quem sabe, quando eu voltar a estudar, eu volte fazendo os trabalhos com antecedência pra que eu tenha mais tempo de corrigi-los (sinceramente eu duvido disso, mas a gente tenta)? Quem sabe eu seja menos bitolada com as situações? Quem sabe eu fique menos ansiosa com o tempo do outro? Quem sabe eu um dia aprenda a usar o tempo na medida certa, sem deixar de enfrentar conflitos? Quem sabe?

E você? Tá sabendo dar um tempo na hora certa? Tá desbitolando? Tá sabendo lidar com o tempo dos que o cercam? Me conta aí...





3 comentários:

  1. Raramente sei administrar essa arte, permanecemos na escola diária do aprendizado. Só sei que o processo fica bem mais divertido com pessoas especiais, como você, por perto. Beijos da Cibs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava assim também é resolvi dar um tempo e mudei alguns hábitos e um.pouco do meu estilo de vida. Priorizem a qualidade e as relações com qualidade e assim vou indo, descobrindo e conseguindo administrar as fases da vida. Bjs

    ResponderExcluir
  3. "O que importa é a gente estar sempre em busca da dose correta" - Sábias palavras! Dar um tempo é bom, é natural e principalmente necessário!

    ResponderExcluir