segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Amor em cartas

Não, esse não é um texto sobre romance, nem do passado, nem do presente, nem do futuro. Não, não... esse texto é para falar sobre outro tipo de amor.

Há alguns meses uma grande, enorme, gigante amiga,  começou a enviar cartas para mim e outras amigas de nosso grupo. Não se tratam se conselhos, mas sim de carinho e de compartilhamento de idéias.

Ela nos manda com sua letra linda palavras fofas, textos que leu por aí, desenhos, papéis de cartas delicados... cada vez é uma coisa e cada vez é uma maravilhosa surpresa que muda completamente meu dia.

A ideia dela vem do projeto Amor em cartas, que tem como missão: "Resgatar o poder do amor e promover o bem ao próximo escrevendo cartas, fortalecendo a educação e a solidariedade."

Pela minha própria reação e de minhas amigas, com uma emoção tão bacana ao receber esse carinho eu resolvi começar a compartilhar com alguns vários amigos do coração. Escrevo quando tenho tempo, quando tenho inspiração e estou notando que quanto mais eu escrevo, mais inspiração eu tenho e é muito bom dedicar um tempo, um carinho para as pessoas que amamos.


Hoje em dia, com a internet, as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas o máximo de tempo que as pessoas perdem umas com as outras é uma mensagem rápida com alguma figurinha. Falta mais contato humano, falta mais carinho. Quando eu recebo ou escrevo uma carta eu recebo e dôo energias boas. A letra de mão que aprendemos lá na escola quando pequenos volta a ser exercitada e memórias boas de tempos que não voltam mais vêm flutuando a nossa mente, seja recebendo ou enviando uma carta. Cartas são um carinho tátil, um carinho que podemos guardar e, lá na frente, anos depois, podemos ler novamente e sentir novas emoções, totalmente diferentes daquelas sentidas pela primeira vez em que recebemos a mesma mensagem.

No último mês eu enviei 18 cartinhas, cada uma para um amigo diferente, pensadas especialmente para cada um. Eu digo que toma certo tempo e é um desafio para mim mesma escrever, me doar e imaginar mensagens diferentes com emoções diferentes para cada um. Mas o resultado é tão ou mais emocionante do que escrever. O presente que enviamos, pagando o preço de um selo, volta em mais amor e mais carinho e, o mais legal, a maioria que recebe também tem vontade de compartilhar a idéia enviando para seus amigos.

Cá estou eu, empolgadíssima já bolando as idéias para as próximas cartas, agora para mais pessoas, com mensagens, sorrisos e mais amor.

Esse mundo tão grande, com tanta gente e com tantos desafios já é difícil o suficiente. Temos muitas coisas e muitas informações para serem digeridas ao longo do dia. Então, por que não mudar o dia de alguém que amamos? Por que não colocar um pouco de cor, um pouco de sorriso e de otimismo no rosto das pessoas? 

Isso tem mudado os meus dias para o bem com mais e mais inspiração, tanto para leituras construtivas, compras de papéis de cartas, busca de boas idéias na internet... e sabe o mais legal? Eu tenho tantos, mas tantos amigos que não estou dando conta do recado. Com tanto amor a dar eu tenho certeza que tenho muito mais amor a receber. <3